Tecnologia do Blogger.

Decifrando o choro do bebê

No último domingo o Henrique chorava sem parar, e claro a primeira coisa que pensei foi: Maldita cólica!!
Mas, como ele chorou durante muito tempo, já comecei a achar que fosse alguma outra coisa mais grave... então resolvi procurar na net sobre choro de bebê, e como identificar cada choro.
Olha só que bacana essa matéria que eu encontrei no site Fonoterapia


Desenvolvimento: Identificando o choro do bebê  
Por Raquel Luzardo de Souza

Chorar é a forma de comunicação mais eficaz do bebê. É assim que ele expressa o que sente e chama a atenção. Há, pelo menos, seis tipos de choro no repertório do bebê. Se você fizer uma análise de cada choro, verá que cada um tem características próprias. Felizmente, você não precisa de nenhum equipamento para entender seu bebê. As pesquisas mostram que a mãe de primeira viagem aprende a reconhecer pelo menos três dos seis tipos de choro nos dez primeiros dias de vida.

Interpretando os choros do bebê

Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a descobrir o que seu filho tenta lhe dizer: 

"Estou com fome". Os choros de fome são gemidos semelhantes a um apelo. Param quando você pega o bebê no colo, como se ele já soubesse que vai mamar. 

"Estou cansado". O cansaço é sinal de que o bebê se sente sobrecarregado pelo ambiente. É um choro queixoso, que vem em explosões enquanto ele tenta entender seu próprio estado emocional. Costuma ser intercalado com tentativas de chupar o dedo ou se mexer no berço. Se estiver no colo, o bebê pode se aconchegar ou desviar o olhar. 

"Estou sentindo dor". O choro de dor é um grito agudo seguido de um pequeno intervalo, quando o bebê pára de respirar (chamado apnéia) e de gritos angustiados, seguidos de outro grito agudo. O choro de dor continua quando você pega o bebê no colo. 

"Estou desconfortável". O desconforto se manifesta como um choro mais suave do que o de dor e pára quando o bebê vai no colo, arrota ou é consolado de alguma outra forma. 

"Quero atenção". Um choro para chamar a atenção também se caracteriza como um apelo. 

"Estou agitado e não sei o que fazer". O choro para liberar energia ou irritação ocorre no final do dia, podendo ser chamado de “manha” ou de “choro de cólica”. É um choro lastimoso, que começa como um pedido de atenção e passa para um choro de dor. Considere-o parte da descarga normal de um sistema nervoso sobrecarregado ao final de um dia movimentado. Nessa hora, o bebê pode estar precisando se queixar para conseguir acalmar-se. O excesso de ansiedade e as tentativas de consolá-lo, a todo custo, podem prolongar o choro. 

O Choro e o Desenvolvimento 

O choro pode estar associado a problemas no desenvolvimento de uma criança. Nesses casos, a criança pode regredir e tornar-se exagerada e desorganizada. Talvez os pais tenham dificuldade de entender esse tipo de choro e apresentam uma reação exagerada. Quando ficam preocupados demais, os pais podem aumentar o grau e a intensidade do choro do bebê. Alguns ficam assustados, principalmente se o filho adoece ou se tem dificuldade para se adaptar à nova vida. Dessa forma, a criança nunca saberá o que é frustração. Os pais tentam fazer tudo por ela, sem deixar que procure acalmar a si mesma. Assim, a criança jamais terá a importante sensação de ter "feito por si mesma". Tal sentimento é essencial para a auto-imagem e autoconfiança da criança no futuro. 


Alguém ai concorda?
Consegue realmente decifrar o choro do bebê? Se consegue, a partir de quantos meses começou a conseguir decifrar?

Mas no final, era realmente cólica que ele tinha, e depois de algumas horas ele dormiu...

Beijocas da Mamãe!

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot