Tecnologia do Blogger.

Você sabe o que é intolerância à lactose?


Criança que passa mal com leite é uma dor de cabeça para os pais, afinal, os pequenos adoram este alimento, base de sua dieta. O fato é que este problema pode acontecer em qualquer idade e é melhor entender bem do que se trata para contorná-lo.
Conversamos com o professor do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica da UFRJ, José César Junqueira, para entender exatamente o que acontece com uma criança que não tolera leite.
O pediatra explicou que a lactose é o açucar (hidratos de carbono) contido no leite. Para ser digerida, precisa da existência de enzimas específicas no intestino, chamadas lactase. Quando a pessoa não possui esta enzima, ao beber leite tem diarreia, gases, dor e distensão abdominal.
A falta da enzima pode estar ligada à etnia a que a pessoa pertence ou ser causada por infecções virais (rotavirus, por exemplo); parasitas, como a giardia ou doenças inflamatórias intestinais.
O tratamento consiste em tirar o leite e seus derivados da dieta ou usar leites com baixo teor de lactose. Há ainda a alternativa de repor a enzima. No Brasil, isto só pode ser feito através de farmácias de manipulação porque não existem produtos comerciais compostos à base de lactase.
O Professor César Junqueira disse ainda que intolerância à lactose é inteiramente diferente de alergia ao leite. Se o caso for de alergia, trata-se de um problema imunológico e a pessoa não tolera uma das proteínas do leite de vaca.
Se o seu filho tem algum tipo de intolerância a esse alimento, você deve estar se perguntando, como substituí-lo? Há um site chamado “Semlactose” que fala sobre produtos sem esta substância e que oferece receitas alternativas para o dia a dia. Vale a pena: a autora sofre do problema e conta com a assessoria de uma nutricionista. O site ainda disponibiliza muitos links úteis. O endereço é: semlactose.com.

Matéria do Portal Absoluta

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot